Quem é esse cara?

Foto: Janine Moraes

Arisson Tavares é escritor, jornalista e cartunista do portal Só Notícia Boa, com obras expostas em 22 países. Venceu o Prêmio de Comunicação da Fundação José Luiz Egydio Setúbal 2021, categoria "Campanhas de Comunicação". Ocupa a cadeira nº 62 da Academia de Letras do Brasil-DF.


Literatura

Escreveu o livro "Evolução Decrescente", publicado em 2010 pela editora Biblioteca 24 Horas e em 2014 pela Chiado Books. A obra chegou a ficar entre os 20 livros de crônicas em português mais vendidos no site da Bertrand Livreiros, a mais conceituada rede de livrarias de Portugal.

O segundo livro, "No Vermelho", foi publicado pela editora Novo Século e teve o lançamento oficial em 2013, na extinta Fnac Brasília. A obra também participou do 28º Salão do Livro e da Imprensa de Genebra (Suíça).

"O lado do amor que as novelas não mostram" é o terceiro livro do autor, publicado em 2021 pela Chiado Books. O romance, que teve o pré-lançamento durante a programação do Fórum Social Mundial (FSM2021), é uma provocação bem humorada do autor brasiliense e compara a vida real com a ficção.

O quarto livro do autor foi uma releitura do clássico de Antoine de Saint–Exupéry. Trata-se do livro "O pequeno príncipe careca", publicado em 2022 pela Flamingo Edições. O cenário é diferente de abril de 1943, quando a primeira edição do livro foi lançada. A guerra agora é contra o câncer, doença que mais mata crianças e jovens de 1 a 19 anos no Brasil. 

Ocupa a cadeira nº 62 da Academia de Letras do Brasil-DF, tendo como patrono o poeta musical Nestor Kirjner. Participou de mais de 20 antologias ao longo da carreira de escritor. Atua na diretoria do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal (Sindescritores DF) desde 2016.

Criador dos projetos Escritor Solidário, Bússola Literária e Letras Solidárias, Arisson estimula a leitura por meio de ações sociais e doações.


​Jornalismo
Atuou por 13 anos no Núcleo de Comunicação e Eventos da Abrace, instituição sem fins lucrativos que oferece assistência a famílias de crianças com câncer. Venceu o Prêmio de Comunicação da Fundação José Luiz Egydio Setúbal 2021, categoria "Campanhas de Comunicação" com a série informativa "Câncer Infantojuvenil: Mito ou verdade?". Também atuou como cronista no caderno Bom Exemplo (Rio Grande do Sul) e repórter na revista Por um Mundo Melhor (PMM).

Idealizou e produziu o projeto Escritor Solidário, que une jornalismo, literatura e solidariedade. A iniciativa virou um programa web em 2017, em parceria com a GTV, e um podcast em 2020, entrando na programação da RadioLetras.com.

Além disso, com o objetivo de oferecer para empresas e pessoas um trabalho de qualidade a um preço acessível, fundou a "Lapidário de Ideias", disponibilizando gerenciamento e produção de peças para redes sociais, materiais gráficos e até assessoria de imprensa, sempre com propostas criativas e inovadoras.

Participou da exposição fotográfica Retrato de Superação, na Câmara dos Deputados, resultado de um projeto da Abrale, e do curso A magia do analógico, da Escola Brasiliense de Fotografia.

Fez parte da equipe do site Policromático, no qual foi o Repórter Insano em vídeos humorísticos e escreveu matérias sobre cultura pop. Arisson também já contribuiu como articulista literário para o Portal da Cultura Alternativa e com produção de peças publicitárias institucionais para a empresa Repense. O autor também já participou como colunista de humor no Canal Brasília, como repórter no Ministério de Comunicação da Renovação Carismática Católica de Brasília e como apresentador no programa web Alvorada Cultural, onde entrevistava escritores brasilienses.

Como blogueiro, Arisson Tavares entrou para a lista do Top 100 na categoria Humor das duas últimas edições do Prêmio Top Blog (2013 e 2015). O escritor também foi membro da Cia dos Blogueiros, sendo um dos 622 blogs cadastrados pelo site, que foi uma iniciativa da Secretaria Municipal da Cultura e do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Araçatuba.


Desenhos e ilustrações
É cartunista do site Só Notícia Boa, que é referência quando se trata de jornalismo positivo. Seu trabalho foi finalista na 52ª edição do Prêmio de Comunicação da CNBB, na categoria Portal, sites e blogs. A editoria também participou da segunda edição do Fórum de Creatividad Solidaria, que fez parte da XVI Semana Virtual Internacional de Diseño en Palermo. O evento é realizado pela Universidade de Palermo, que simplesmente é Top 1 em desenho por 7 anos consecutivos no ranking mundial de universidades.​

Teve trabalhos selecionados em diversos salões e festivais pelo mundo, tendo como destaque o Salão Internacional de Humor de Piracicaba (Brasil) e o PortoCartoon (Portugal). Cartuns do artista já estiveram expostos na Alemanha, Austria, Bélgica, China, Colômbia, Croácia, Estados Unidos (Flórida), Filipinas, Iêmen, Índia, Indonésia, Irã, Iraque, Itália, Japão, Jordânia, Kosovo, Palestina, Peru, Romênia, Rússia, Sérvia, Tunísia, Turquia e Ucrânia. Também participou do livro A frenar el flagelo de la corrupción, que reuniu 174 cartunistas de 42 países em uma iniciativa do coletivo Humor Gráfico Necesario (Venezuela) contra a corrupção.

Em parceria com a advogada Naiane Marques (São Paulo), promove o projeto Direito em HQ, que troca a linguagem rebuscada da advocacia pelos quadrinhos para ensinar de forma leve e divertida sobre o mundo jurídico. O lançamento oficial do projeto foi durante a programação da 6ª Bienal de Quadrinhos de Curitiba.

Idealizou e produziu várias campanhas de sucesso na luta contra o câncer infantojuvenil, como a história ilustrada O pequeno príncipe careca (releitura do grande clássico de Antoine de Saint-Exupéry) e a história em quadrinhos O xerife mais rápido do Faroeste, alertando de uma forma divertida e lúdica sobre o diagnóstico precoce da doença. Também foi responsável pela diagramação dos 8 livros infantis lançados pelo projeto Pequenos Escritores da Abrace.

Foi um dos quatro artistas selecionados em 2022 pelo projeto Proximidades do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), realizando a exposição “Traços de solidariedade”, que apresenta uma seleção de ilustrações positivas com QR Codes que levam a iniciativas sociais ligadas à temática.

Ministrou aulas de cartum nos Cursos de Inverno da Faculdade Anhanguera de Brasília a convite da instituição. Suas obras também já ilustraram livros didáticos e cadernos de prova de concursos públicos de nível superior, sendo utilizado em sala de aula para facilitar o aprendizado em Língua Portuguesa, Educação Física e até Matemática.

Áudios e vídeos
Criou projetos de sucesso como o iPobrecast, que mostra as aventuras de um pobre brasileiro pobre, e o Playotropia, que mostra as várias facetas do escritor com sátiras e paródias. Os áudios fizeram parte da programação da Aki FM (Fortaleza-CE), da RadioLetras.com e da extinta Kiss Web Rádio, indicada na época como líder no segmento jovem no Norte/Nordeste pelas estatísticas do site Rádios.com.br.

​Em seu canal no Youtube, Arisson também acumula vídeos humorísticos, apresentações e entrevistas.

Nos palcos
Além dos vídeos e áudios, o escritor também explora o lado teatral, tendo em seu currículo uma apresentação de solo humorístico no Dia do Doador, que aconteceu no auditório do Hemocentro de Brasília, e a apresentação no espetáculo O empoderamento da pessoa com Síndrome de Down, com a Associação Cultural Namastê, no Teatro Nacional de Brasília. Também fez parte do espetáculo Vivenciando os sentidos e de algumas apresentações isoladas, como o Clube dos Meninos.

Participou do curso oferecido pela Cia De 4 é Melhor, apresentando a peça De volta aos anos 90, em 2011, e atuando como contra-regra durante uma temporada na peça Você é o que você come.

Além disso, fez apresentações isoladas na Feira do Livro de Brasília, no Ministério da Justiça, na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho da Terracap, no festival Hilaridade Fatal e no Humor de 5ª do Sesc.

Arisson também já foi integrante do projeto Doutorriso, da Fundação CDL. Com o apelido de Doutor Zão e vestido de palhaço, o autor levou humor para pacientes, familiares e funcionários do Hospital Materno Infantil (HMIB).


Palestras
A convite da Faculdade Anhanguera de Brasília, foi palestrante na 2ª Feira Capital Estudante, que aconteceu no Pátio Brasil, e na Semana do Ensino Responsável, promovida pela instituição.

Arisson também participou do Projeto Rondon, na Operação Peixe Boi, executando projetos sociais no Amazonas junto com uma equipe de universitários e professores. Além de falar para o público adulto sobre a importância da capacitação, o escritor trabalhou no ciclo de palestras para crianças com temas como Higiene Dental e Bullying. Para atrair a atenção do público mirim, se transformou no Pirata, personagem infantil criado para o evento.

​Desde 2017, apresenta a palestra "O lado da vida que os livros não mostram" em escolas públicas de Ensino Médio, incentivando os alunos a buscarem realizar seus sonhos e cursarem o ensino superior, quebrando mitos da faculdade.